Alagoas, Sábado, 15 de Dezembro de 2018
  • Enviar e-mail
  • Facebook

3 filmes dirigidos por alagoanos disputam “Oscar” da Academia Brasileira de Cinema

Publicado em 25 de Jun de 2018

Criado em 2002, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro segue uma premissa semelhante à do Oscar da Academia Norte-Americana: é organizado e votado pelos próprios profissionais da área (mais de 200 associados da Academia Brasileira de Cinema) e tem votação auditada no Brasil pela PwC, a mesma que audita o Oscar.

Este ano, ao menos três filmes dirigidos por alagoanos foram indicados na categoria curta-metragem no primeiro turno da votação – todos seguindo critérios como participação em festivais internacionais reconhecidos pela FIAPF (Federação Internacional de Associações de Produtores Cinematográficos).

Entre eles, está o curta “As Melhores Noites de Veroni”, dirigido por Ulisses Arthur, que tem como um dos seus trunfos a bela interpretação de Lais Lira no papel principal.  Financiado com recursos do Prêmio Guilherme Rogato, da Prefeitura de Maceió, o curta exibido no Festival de Brasília do ano passado é pré-indicado na categoria de ficção.

O alagoano René Guerra, que participou da produção de vários longas (e está prestes a lançar seu primeiro como diretor, “Serial Kelly” estrelado pela cantora paraense Gaby Amarantos), participa este ano da disputa do prêmio da Academia com o curta “Vaca Profana”, sobre uma travesti que quer ser mãe, também é pré indicado na categoria ficção.

Na mesma categoria ficção, também disputa o filme “O Peixe”, do artista alagoano radicado em Recife Jonathas de Andrade, que saiu com uma câmera de 16mm para registrar a relação dos pescadores com suas presas em gestos e um ritual “amoroso, violento e surreal”.    

Todos os curtas pré-indicados ao prêmio da Academia podem ser vistos aqui.

 

As Melhores Noites de Veroni

Vaca Profana

O Peixe

 




  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved