Alagoas, Segunda, 24 de Jun de 2019
  • Enviar e-mail
  • Facebook

Observação de pássaros é novo filão turístico para Alagoas

Publicado em 02 de Fevereiro de 2014

Todos os anos, dezenas de turistas estrangeiros, a maioria dos Estados Unidos e da Inglaterra, desembarcam em Alagoas em busca de riquezas raras que poucos alagoanos parecem dar valor: a diversidade de espécies de pássaros do Estado.

Isso mesmo: a observação de pássaros (ou birdwatching, do termo em inglês) se tornou um dos ramos do turismo ecológico que conquista cada vez mais adeptos. Como o Brasil é considerado o segundo país do mundo em diversidade de aves, com mais de 1800 espécies (a Colômbia seria o primeiro) e, no Nordeste, Alagoas se destaca com mais de 400 espécies, o potencial do Estado para a prática é considerada excelente por biólogos e turistas que visitam nossas matas.  

“Apesar disso, a quantidade de observadores em Alagoas é bem reduzida com, no máximo, 60 praticantes”, estima Sergio Leal, um dos guias especializados no Estado e diretor da OPA!!! (Organização de Preservação Ambiental). “A cultura de criar aves em gaiola ainda é forte e, mesmo com as leis proibindo essa pratica, é fácil ver nas sacadas e varandas gaiolas ostentando o lamento de um pássaro.”

O guia lembra que, além de condenar “um indivíduo ao cárcere”, quem cria aves silvestres em cativeiro está contribuindo para a redução de populações de determinadas espécies, o que pode culminar na extinção de algumas aves, como se deu com o mutum-de-alagoas (Pauxi mitu).

Já a observação de pássaros em seu habitat natural não apenas é ecologicamente correta, como é considerada um misto de esporte e terapia ao ar livre, que muitas vezes alia quilômetros de caminhada em trilhas com a capacidade de mante-se atento e em silêncio para conseguir fotografar aves raras, observar seu comportamento e até gravar seus cantos.

Para iniciar a prática, a melhor porta de entrada é fazer um curso básico com duração de dois dias que pode ocorrer no antigo Horto Florestal, hoje sede do IBAMA/AL, ou no Parque Municipal de Maceió – este último já teve mais de 120 espécies registradas como o raríssimo gavião-de-pescoço-branco (Leptodon forbesi), o udu-de-coroa-azul (Momotus momota), a sanã-castanha (Laterallus viridis) e o pica-pau-anão-de-pintas-amarelas (Picumnus exilis).

Quem estiver disposto a percorrer mais quilômetros pelas matas do Estado, o  guia Sergio Leal indica os seguintes pontos de observação no interior do Estado (nas estações ecológicas, é preciso autorização para as visitas):

Estação Ecológica de Murici

Lá, é possível a observação de aves ameaçadas de extinção como a choquinha-de-alagoas (Myrmotherula snowi), o zidedê-do-nordeste (Terenura sicki), o formigueiro-de-cauda-ruiva (Myrmoderus ruficaudus) e o gavião-de-pescoço-branco (Leptodon forbesi).

Reserva Biológica Pedra Talhada, em Quebrangulo

Na resera ja foram catalogadas mais de 220 espécies de aves, dentre as quais, o observador poderá ver o pintor-sete-cores (Tangara fastuosa), o cara-pintada (Phylloscartes ceciliae), a tovaca-campainha (Chamaeza campanisona), o anumará (Curaeus forbesi), a saíra-militar (Tangara cyanocephala) e o tatac (Synallaxis infuscata).

Pão de Açúcar

Ótima opção em pena Caatinga, onde é possível observar aves como o caburé-acanelado(Aegolius harrisii) (coruja rara até pouco tempo quase desconhecida), a codorna-do-nordeste (Nothura boraquira), o pica-pau-anão-canela (Picumnus fulvescens) e o turu-turu (Neocrex erythrops).

 

Serviço

Curso de Observação de Aves

Com dois dias de duração e turmas de quatro a 10 integrantes, o curso custa entre R$70 e R$100 (dependendo do número de alunos) e é dividido em dois dias - o primeiro dividido entre aula teórica e prática e o segundo dedicado integralmente à observação.

Mais informações com o gua Sérgio Leal, telefone 82 9944 8793


Mais lidas

 

  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved