Alagoas, Quarta, 19 de Setembro de 2018
  • Enviar e-mail
  • Facebook

Criador de projeto que promove autores alagoanos comemora mais de mil títulos vendidos em um ano

Publicado em 12 de Setembro de 2018

Ele veio de Palmeira dos Índios a Maceió para fazer cursinho pré-vestibular, estudou Ciências Contábeis na Ufal, mas terminou apaixonado pelo mercado de livros após se tornar bolsista da Editora da Universidade Federal de Alagoas, onde trabalhou durante mais de 20 anos ajudando na expansão das bienais e na promoção de autores alagoanos.

E foi exatamente pensando na promoção dos livros de autores do Estado que Sebastião Medeiros criou, há pouco mais de um ano, o portal Quilombada, dedicado à venda e promoção de livros de autores alagoanos. “Decidi apostar nesse nicho ao ver que mesmo autores alagoanos conhecidos como Douglas Apratto, Sávio Almeida e Cícero Péricles, por exemplo, terminavam acumulando edições em casa pela falta de canais e ações de promoção de vendas”, diz Sebastião. “Apesar de venderem bem no lançamento, a falta de continuidade na promoção das edições reduzia o potencial de vendas”.

Enxergando uma oportunidade nesse mercado, Sebastião fechou parceria com autores e editoras locais (como a Editora do Cesmac, onde trabalha) para promover a venda de livros por consignação. Por meio de ações de promoção como participação em feiras e congressos, por exemplo, ou realização de eventos em parcerias com editoras locais, ele diz ter ultrapassado a marca de mais de mil títulos de autores locais vendidos no primeiro ano do portal.

“A experiência que ele acumulou em de mais de duas décadas na Edufal somada ao seu dinamismo e iniciativa empreendedora criou um canal essencial para a divulgação dos produtos culturais do Estado”, diz o economista Cícero Péricles, autor de livros como Formação Histórica de Alagoas e Economia Popular: uma via de modernização para Alagoas - que continuam tendo demanda de vendas.     

Em comemoração ao primeiro ano do portal Quilombola, que tem funcionado como uma vitrine dos autores locais (90% das vendas são realizadas por ações diretas), Sebastião organizou uma série de eventos esta semana no Espaço Anandda (restaurante do Erva Doce & Doce Erva, na Rua Mário de Gusmão, na Ponta Verde), com noite de autógrafos, artistas locais e lançamentos - como o desta quarta (12), às 19h, em que serão apresentados seis novos livros da Editora Viva.

Confira programação completa no site do portal Quilombada aqui.


Mais lidas

 

  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved