Show Roberto Carlos: biografia censurada descreve dia em que o rei levou 25 mil ao Trapichão

Publicado em 28 de Setembro de 2018

Muitos alagoanos que vão ao show do Roberto Carlos nesta sexta (28), no Ginásio do Sesi, provavelmente nem haviam nascido em 1984,  ano em que o cantor escolheu Maceió para iniciar a histórica turnê do Projeto Emoções, que levou 25 mil pessoas ao Trapichão – numa época em que nossa capital ainda tinha pouco mais de 400 mil habitantes.

De tão marcante, a estreia, há 35 anos, em Alagoas, do Projeto Emoções (que atrairia em seguida um público de 600 mil pessoas nos primeiros 40 dias em shows por mais 13 Estados), mereceu destaque na biografia não autorizada “Roberto Carlos em Detalhes”, do jornalista Paulo Cesar Araújo.

No livro lançado em 2006 (retirado das lojas após os advogados de Roberto Carlos saírem vitoriosos de dois processos contra o autor e contra a Editora Planeta), o jornalista descreve detalhes da apresentação do rei em Maceió.

A começar pelo Boeing 737 da Vasp especialmente fretado e pintado com o nome do projeto que desembarcou em Maceió – que também resultou na frase polêmica de Rita Lee “Roberto Carlos é um boeing no país dos teco-tecos”  –  , numa referência à supremacia da estrutura do cantor sobre às dos demais artistas brasileiros.

Quem esteve lá (como eu, aos 10 anos, e meus dois irmãos, de carona no fusca da namorada do tio caçula Régis), dificilmente esquecerá dos fogos do artifício, dos efeitos de som e luz do show que mobilizou uma equipe de 110 pessoas, incluindo uma orquestra de 42 músicos comandada pelo maestro Eduardo Lages.

“Depois de a orquestra tocar um potpourri de sucessos de Roberto Carlos, todas as luzes do estádio foram apagadas. De repente, quebrando o silêncio e a escuridão, jorrou um canhão de luz no palco e surgiu Roberto Carlos de terno azul-claro e gravata prata, cantando:´Por isso uma força me leva a cantar/ por isso essa força estranha no ar...´”, descreveu Paulo César Araújo no livro que, graças às forças estranhas do nosso judiciário, só está hoje disponívelapenas em versões em PDF na Internet.

por Rodrigo Cavalcante



  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved