Alagoas, Segunda, 24 de Jun de 2019
  • Enviar e-mail
  • Facebook

Cinema alagoano chega à TV com programa semanal que estreia nesta sexta

Publicado em 16 de Maio de 2019

A partir desta sexta (17), a exibição de filmes produzidos em Alagoas não estará restrita a mostras temporárias.

Uma parceria entre a produtora alagoana La Ursa Cinematográfica e a TV Educativa de Alagoas acaba de criar um novo programa semanal na TV Aberta dedicado ao audiovisual alagoano chamado “Lugar de Cinema”, que estreia às 23h desta sexta, na TV Educativa, canal 3.  

Com duração média de 50 minutos e apresentado pela atriz alagoana Thame Ferreira (veja chamada abaixo), a primeira temporada de 22 episódios exibirá mais de 50 produções (entre curtas e médias de todos os gêneros) inscritos nos 10 anos da Mostra Sururu de Cinema Alagoano, que se tornou a mais importante mostra do audiovisual alagoano - com seleção de filmes feita pelo coletivo alagoano Mirante Cineclube.     

“Apesar do cinema alagoano ter conquistado cada vez mais destaque em mostras nacionais e até no exterior, a TV aberta era uma fronteira de maior alcance que ainda não tínhamos desbravado”, diz Felipe Guimarães, diretor do programa e sócio da La Ursa Cinematográfica.

De acordo com o presidente do Instituto Zumbi dos Palmares (do qual faz parte a TV Educativa), Filipe Valões, o programa pode se tornar um marco para a produção local. “Ele tem tudo para ser o indutor de um encontro muito potente entre o cinema feito em Alagoas e uma camada bem mais ampla de um público que a produção local ainda não alcançou”, diz o presidente do IZP.

Como a TV Educativa ganhou sinal digital, a expectativa é que o programa ganhe não apenas abrangência, mas qualidade de imagem – o que é essencial para a exibição de filmes.

Nesta quinta (16), na véspera da estreia do programa na TV, o Arte Pajuçara apresentará um piloto para convidados com exibições de três filmes que têm em comum histórias protagonizadas por mulheres negras: o curta Menina, de Amanda Duarte e Maysa Reis, lançado em 2013, o documentário “Mwany”, de Nivaldo Vasconcelos, 2013 e “A Feijoada da Vó Maria Conga”, documentário de Rafhael Barbosa e Werner Salles que acompanha uma festa de pretas e pretos velhos conduzida pela religiosa Mãe Neide Oyá D’Oxum, de 2018.

 

SERVIÇO:

Estreia do programa Lugar de Cinema

Onde e quando: Na TVE Alagoas (canal 3.1) , sexta-feira, 17 de maio, às 23h

2jNbw6hw=XxEy}%&


Mais lidas

 

  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved