Alagoas, Quinta, 18 de Abril de 2019
  • Enviar e-mail
  • Facebook

Acredite: filme sobre uma agente de controle da dengue é uma das melhores estreias em Maceió

Publicado em 17 de Janeiro de 2019

por Rodrigo Cavalcante

O que pode resultar de um filme nacional cujo roteiro narra a vida de uma mulher se adaptando à mudança recente para a periferia de Contagem, na Grande Belo Horizonte, para trabalhar como agente de controle da dengue?

Por mais improvável que pareça, é com esse enredo que “Temporada”, que estreia nesta quarta no Arte Pajuçara, tem sido apontado como um dos mais belos e sensíveis filmes brasileiros dos últimos anos.

Grande vencedor do Festival de Brasília em setembro passado  (e representante brasileiro no Festival de Lucarno, na Itália). o filme dirigido pelo jovem André de Novais Oliveira revela uma maturidade rara no cinema brasileiro ao conseguir captar a força, o drama e o bom humor na vida de uma mulher negra na periferia sem apelar nem para o ativismo panfletista, nem para os estereótipos popularescos das neochanchadas nacionais.

Boa parte da força e beleza do filme deve-se, é verdade, à magistral interpretação da atriz mineira Grace Passô no papel de Juliana, a protagonista que, após um aborto, muda de cidade enquanto aguarda o marido que começa a dar sinais de que não vai acompanhá-la. (Não à toa, a atriz levou o candango de Melhor Atriz no Festival de Brasília).

Enquanto aguarda o cônjuge que nunca vem, Juliana se vê obrigada a reconstruir sua vida com ajuda de novos amigos como o bem humorado colega de trabalho interpretado por Russo Apr (ou Russão, que também levou candango de melhor ator coadjuvante).

E é assim, sem pressa, no melhor estilo mineiro, que o filme vai aos poucos conquistando o público ao captar as pequenas mudanças na vida de Juliana com sofisticação e naturalidade que lembram às de grandes nomes do cinema britânico como Mike Leigh (Segredos e Mentiras) ou Ken Loach (Eu, Daniel Blake) - ou, simplesmente, à beleza de uma canção do Clube da Esquina levada às telas.  

Veja trailer e horário da sessão abaixo:

Serviço

Temporada

Centro Cultural Arte Pajuçara

Sessão: 18h10 (exceto sábado e segunda)



  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved