Alagoas, Segunda, 24 de Jun de 2019
  • Enviar e-mail
  • Facebook

Arte Pajuçara abre nesta quinta mostra de documentários premiados; confira programação

Publicado em 26 de Abril de 2018

Nesta quinta, às 18h45, o Centro Cultural Arte Pajuçara abre o Mostra Arte Doc, uma seleção de sete documentários brasileiros que representam o melhor da safra recente na área com longas premiados.

Esse é o caso do filme Em Nome da América, do cineasta carioca radicado em Recife Fernando Weller, que em outubro do ano passado venceu o prêmio de melhor documentário na 41ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

O filme narra a trajetória de alguns dos milhares de jovens norte-americanos que vieram ao Nordeste Brasileiro como voluntários do programa Corpos da Paz – criado pelo então presidente John Kennedy, em 1961, para aproximar os EUA de países emergentes promovendo apoio técnico em áreas como Saúde, Agricultura e Educação. As contradições do programa, em pleno auge da Guerra Fria e do acirramento político que culminaria do Golpe Militar apoiado pelos EUA em 1964, são reveladas por ex-voluntários do programa que vieram ao Nordeste.    

Além de Em Nome da América, a mostra segue a semana com as exibições do documentário Guarnieri (de Francisco Guarnieri, sobre seu pai, Gianfrancesco Guarnieri, um dos mais importantes atores do teatro e da televisão brasileira), Soldados do Araguaia (de Belisário Franca, sobre militares de baixa patente convocados para exterminar a Guerrilha do Araguaia), A Luta do Século (de Sérgio Machado, sobre a rivalidade dos boxeadores brasileiros Reginaldo Holyfield e Luciano Todo Duro), No Intenso Agora (de João Moreira Salles, um retrato da visão da mãe do cineasta das revoltas e revoluções na década de 1960 em Praga, Paris e na China), Híbridos – Espíritos do Brasil (de Vincent Moon e Priscilla Telmon, sobre os cultos religiosos brasileiros) e Todos os Paulos do Mundo (de Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira, sobre os 60 anos de carreira do ator Paulo José.

Veja programação completa e trailers no site do Arte Pajuçara aqui.


Mais lidas

 

  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved