Alagoas, Quarta, 22 de Maio de 2019
  • Enviar e-mail
  • Facebook

Chefs premiados de Alagoas lançam “delivery fitness” de pratos de baixa caloria

Publicado em 11 de Março de 2019

Neto de Yeda Rocha, uma das famosas Irmãs Rocha (mestras da tradicional culinária alagoana), o chef alagoano Sérgio Jucá sempre foi, digamos assim, muito “bem nutrido” pelos pratos e doces da família. 

Anos depois, à frente do premiado restaurante Sur, ao lado do sócio e também chef Felipe Lacet, Jucá acumulou não apenas prêmios (como o de “chef revelação” na última edição do Guia Quatro Rodas), como também alguns quilos extras que o obrigaram a seguir uma dieta com pratos de baixa caloria.

Assim nasceu a ideia do “Sur Fit Express”, serviço de pratos fitness preparados pelo chef para clientes que, assim como ele, precisam seguir dietas de baixa caloria. “Criei o cardápio pensando em alguém que, como eu, não aceitaria sacrificar o sabor para perder peso”, diz Jucá. “Com o uso de técnicas criativas usadas no próprio Sur, descobri que era possível criar pratos extremamente saborosos e nutritivos de baixa caloria”.

Uma das primeiras regras do chef para preservar o sabor e o frescor dos pratos é não trabalhar com congelados. Apesar de vender pacotes semanais de 5 refeições (por R$ 200), cada prato é preparado e enviado logo em seguida, de segunda a sexta, entre 11h30 e 13h30, à casa ou escritório do cliente (com entrega gratuita neste primeiro mês).

Entre a programação de pratos, há opções como “Rondeli de abobrinha e patinho com purê de abóbora”, “Tilápia com crosta de sementes tostadas e talharim de cenoura ao sugo”, “Salmão ao forno com purê de banana-da-terra e tomates assados” e até opções vegetarianas como “Quinoa de cogumelos, purê de batata-doce e repolho roxo grelhado”.

Para garantir o sabor de cada prato, que têm, em média 350 gramas (entre 250 e 300 calorias), o chef também investe em alternativas criativas de preparo. Ele conta que a cebola roxa, por exemplo, é assada na churrasqueira para ganhar crocância e sabor defumado. O molho branco é feito à base de couve-flor. E a textura da crosta dos peixes é garantida com sementes como as de linhaça ou chia. “Queremos provar que é possível perder peso comendo bem”, diz o chef, jurando que já perdeu 5 quilos (dos quase 20) que ainda pretende eliminar.  

Mais informações no Instagram do restaurante aqui.


  • PALATO

Mais lidas

 

  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved