Alagoas, Sábado, 19 de Agosto de 2017
  • Enviar e-mail
  • Facebook

Quer fugir da carne? Confira roteiro com bons pratos de origem vegetal em restaurantes de Maceió

Publicado em 30 de Maio de 2014

Diferentemente de alguns segmentos do vegetarianismo, os veganos têm como premissa não se alimentar de nenhum produto de origem animal, incluindo ovos, queijo, leite e mel - assim como não consumir cosméticos, roupas e até entretenimento que explorem outros seres.

Ainda que você não tenha pretensão de aderir ao estilo - mas queira ao menos fugir da carne por alguns dias em sua dieta - AGENDA A convidou a jornalista Jacqueline Freire, do blog Vegana em Maceió, com o desafio de elaborar um roteiro com as melhores opções de pratos de origem vegetal na cidade. Apesar de a lista ser bem menor do que em outras grandes capitais, ela provou que já é possível, sim, comer bem em Maceió sem os prazeres da carne. Confira as dicas abaixo:    

 

Ser-Afim Espaço Natural

Sem dúvida, o melhor lugar para a comida vegana em Maceió. Aberto para almoço e jantar, o restaurante tem um clima bastante acolhedor e o buffet livre faz toda a diferença, já que são tantas opções que você não precisa ficar em dúvida sobre o que comer ou quantas vezes comer. A feijoada vegana é, para mim, o melhor prato da casa - servida às quartas e sábados. Nas sextas, tem menu baiano, com acarajé, vatapá, caruru e comidas típicas da Bahia sem ingredientes de origem animal. Nos outros dias ainda é possível conferir cardápio oriental e italiano.

À noite você pode conferir sopas, caldos e pizzas. As pizzas podem ser feitas sem queijo ou com mandiokejo, um preparado de feijão e farinha de mandioca que dá aparência cremosa de queijo mussarela e um gostinho bem característico.

Rua Paulina Maria Mendonça, 141 - Jatiuca/ Fone: 3026-3155

 

Pizzaria Santo Orégano

Única pizzaria em Maceió que tem opção de pizza vegana - além do Ser-afim. A pizza vegetariana vem com uma boa variedade de vegetais - brócolis, palmito, tomate, champignon, etc. Você ainda pode pedir outros sabores de pizza sem queijo - a massa das pizzas lá é feita sem ingredientes de origem animal. Além das pizzas, você pode ter de entrada as famosas bruschetas de tomate e manjericão e fazer algumas alterações nas massas. O pessoal lá é muito receptivo e sempre é possível mudar algum ingrediente.

O ambiente e as atrações musicais fazem valer a pena uma visita, mas eles também entregam em casa.

Rodovia AL 101 Norte, 56. Riacho Doce./ Fone: 3355-1222 e 3355-1801

 

Ótimo Cuccina Expressa

Para quem precisa de uma refeição rápida e completa, o Ótimo atende bem. Você pode escolher até oito ingredientes que acompanharão o prato e, segundo o restaurante, a massa do macarrão (com exceção dos recheados) não usa ovo como ingrediente. O molho de tomate é o único que pode ser escolhido, além de pedir que os ingredientes sejam refogados no azeite. Uma dica é pedir tomate seco, champignon, funghi, alho, brócolis, milho verde, azeitonas verdes e roxas. Para incrementar, manjericão, orégano e salsa. Avenida Doutor Antônio Gouveia, 981, Pajuçara/ Fone:  3327-6700

 

Self-service

Divino Fogão, Alecrim Verde e Sá Menina

Essa dica é para a hora do almoço. Os três restaurantes têm buffet de saladas com opções mais variadas e opções de feijão sem carne. No Divino Fogão - Maceió e Parque Shopping - você encontra feijão ao alho e óleo, diversos tipos de saladas, arroz branco e integral, macarrão e batata. Algumas opções de sucos e sobremesas com frutas. No restaurante Alecrim também há grande variedade de saladas e, à noite, você ainda encontra sopas de legumes. Já no Sá Menina o buffet livre faz o diferencial, já agregado ao buffet de saladas e opções de pratos nordestinos à noite, como cuscuz e tapioca.

Divino Fogão - Maceió Shopping e Parque Shopping.

Alecrim Verde -  Rua Deputado José Lages, 469. Ponta Verde. 3231-0320 e 9117-5232

Sá Menina -  Rua Desembargador Valente de Lima, 180. Mangabeiras. 3355-2359

     

Café e lanches

Café São Braz, Bali e Sara´s Esfihas

Poucas são as cafeterias da cidade que lembram dos clientes vegetarianos ao compor seu cardápio. A cafeteria São Braz possui em suas opções, alguns lanches veganos que podem dar aquela turbinada no seu dia. Além da tapioca tradicional, tem tapioca no leite de coco e cuscuz com leite de coco (delícia), ou o cuscuz com molho de tomate e orégano - esse você precisa pedir para fazer sem queijo e presunto. Para beber, além do café expresso comum, você pode escolher entre um café romano - com raspas de limão, chás ou sucos.

Outra opção de lanche é no Sara´s Esfihas, com duas opções veganas de esfihas fechadas - escarola e brócolis, além de tabule, hummus no pão sírio, babaganoush e variedade de sucos. Para finalizar, é só ir na sorveteria Bali, e escolher entre as opções de sorvetes sem lactose.

Café São Braz - Maceió e Parque Shopping e Galeria Ponta Verde Center.

Sara´s Esfihas - Bom Preço Mangabeiras e Rua Doutor Lessa de Azevedo, 59 - loja 13 Pajuçara. 3337-4818 e 3327-8877

Sorveteria Bali - Avenida Doutor Antônio Gouveia, 451 Pajuçara.3231-8833



  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved