Alagoas, Domingo, 21 de Jul de 2019
  • Enviar e-mail
  • Facebook

Açaí cultivado em Alagoas ganha espaço em lojas de produtos naturais

Publicado em 07 de Maio de 2019

Em meio a uma reserva particular de Mata Atlântica cercada de cana-de-açúcar, uma pequena produção de açaí iniciada há quase 20 anos em Boca da Mata, Alagoas, começa a entrar esta semana em lojas de produtos naturais no Estado.

Após fechar um acordo com a rede Erva Doce & Doce Erva, a marca alagoana Açaí Guardiã, de Boca da Mata, começa a ter seus produtos distribuídos nas quatro unidades das lojas em Maceió nas versões polpa (100 gramas) e creme de açaí com guaraná (ou sorbet) em versões individuais de 170 gramas e 1 litro.

O lançamento faz parte da estratégia da marca de buscar pontos de venda selecionados para diferenciar o produto em meio à proliferação da venda do “açaí genérico”, a maior parte oriunda do Estado do Pará, que chega aos mercados muitas vezes sem indicação da origem do produtor.

“Como não temos como competir em quantidade de produção, nosso foco é a diferenciação pela qualidade do produto”, diz o produtor Ricardo Jorge, que decidiu apostar na produção do Açaí em Alagoas após a plantação de algumas mudas na fazenda da família. “Como nosso solo é mais rico em nutrientes e as frutas coletadas são processadas logo depois de colhidas, conseguimos ter um produto de melhor qualidade”.

Das primeiras mudas até hoje, o cultivo do açaí na fazenda Águas de São Bento, em Boca da Mata, ocupa uma área de 30 hectares com mais de 25 mil pés da palmeira e uma produção anual de 130 toneladas – o que começa a despertar o interesse de outros produtores e de técnicos da Embrapa.

“Como a palmeira demora de seis a sete anos para produzir, não se trata de um cultivo fácil ou indicado para quem busca resultados a curto prazo”, diz Ricardo Jorge. “Mas, com paciência e persistência, estamos começando a colher, agora, os frutos do investimento”.  



  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved