“Guerra do Atacarejo”: abertura de nova loja do grupo Carrefour na Cruz das Almas acirra disputa local

Publicado em 28 de Jun de 2018

Nem o jogo pela Copa do Mundo nessa quarta (27) entre a seleção Brasileira e a da Sérvia fez a rede Carrefour adiar a inauguração, em Maceió, da nova loja de 6 300 metros quadrados do Atacadão, na Josepha de Mello, perto do Parque Shopping.

A rede, afinal, disputa em Alagoas a supremacia local em meio à guerra no mercado nacional pela liderança do “atacarejo”, nome dado às grandes lojas voltadas tanto para o atacado como para o varejo - que vêm crescendo como resultado da mudança de perfil do consumidor em meio à crise.

Pesquisas de consultorias como a Nielsen indicam que, em todo o Brasil, cerca de 10 milhões de famílias já migraram dos supermercados e hipermercados para fazer suas compras de abastecimento nas lojas de “atacarejo”, atraídas principalmente pelo preço. Apesar das redes não divulgarem dados específicos sobre o mercado alagoano, a inauguração da nova loja confirma a mesma tendência no Estado, onde o grupo disputa espaço com outros grandes concorrentes com bandeiras como o Assaí, do Grupo Pão de Açúcar, que ampliará sua presença em Alagoas ainda em 2018.

De acordo com informações repassadas a AGENDA A pela assessoria do Grupo Pão de Açúcar, em São Paulo, o grupo não apenas confirma a inauguração de mais uma unidade da bandeira Assaí, em Arapiraca, até o final do ano, como mantém em seus planos o objetivo de abrir uma segunda unidade em Maceió - além da atual loja na Avenida Menino Marcelo.

A disputa local entre os dois principais grupos nacionais acirra ainda mais o mercado alagoano que já contava com outras bandeiras tradicionais como o Makro Atacadista, do grupo holandês Steenkolen Handeis Vareeniging, e o Maxxi Atacado, do grupo Walmart Brasil.

Além do consumidor alagoano, que tem sido beneficiado com a guerra do “atacarejo” com mais opções de escolha, a disputa, é claro, beneficia também o mercado local, com geração de novos empregos.



  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved