Como o consultor Noaldo Dantas ajudou a moldar a cultura de planejamento estratégico em AL
Publicado em 10 de Agosto de 2018
Ainda no final dos anos 1980, décadas antes da multiplicação (muitas vezes, sem critério) dos atuais programas de coaching, o engenheiro eletrônico Noaldo Dantas se tornou um dos pioneiros do planejamento estratégico empresarial e pessoal em Alagoas.
Formado pela Universidade Técnica de Berlim com passagens por multinacionais europeias como a Philips, na Holanda, e por empresas brasileiras como a aeroespacial Avibrás, o paraibano que adotou Maceió para viver com família (seu pai, o jornalista e advogado Noaldo Dantas, veio dirigir o Jornal de Alagoas e mais tarde fundou A Tribuna) começou sua carreira, na verdade, como consultor de projetos de informática.
“A conversão definitiva para o tema planejamento surgiu após um curso que fiz no centro de treinamento da IBM, no Rio de Janeiro”, conta Noaldo. “Descobri que pouco adiantava planejar a implantação de sistemas tecnológicos avançados em empresas que não tinham sequer clareza de onde queriam chegar”, diz. “Foi quando decidi estudar e mudar o foco da consultoria para atuar com planejamento estratégico organizacional”.
Desde então, Noaldo não apenas foi responsável por coordenar o planejamento de grandes organizações privadas e públicas (incluindo boa parte das secretarias de governo em Estados como Alagoas e o Espírito Santo), como ajudou a formar gerações de empresários e executivos de destaque em suas áreas.
“Noaldo teve um papel fundamental na minha carreira”, diz o alagoano Peixoto Accyoli, CEO da empresa de franquia imobiliária Remax Brasil, em São Paulo. “Há 24 anos, fiz um planejamento estratégico pessoal e ele me ajudou a estruturar todo o caminho necessário para chegar onde estou”. Segundo Peixoto, o planejamento feito há mais de duas décadas por ele ainda serve de bússola para seus planos de carreira. “Quando penso nos próximos passos, revisito o meu planejamento e constato o quanto ele foi importante”, diz o CEO da Remax.
De acordo com o atual presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL), o empresário Jubson Uchôa, a consultoria em planejamento foi essencial para a direção da entidade. “O processo de alinhamento e a forma de condução do planejamento pela consultoria é fundamental para que, além de gerar uma tempestade de ideias, essas sugestões sejam garimpadas e validadas pela equipe, o que torna mais fácil a execução do que foi planejado”, diz o empresário. “Não à toa, acredito que conseguimos realizar mais de 85% do que foi traçado, o que não é pouco em um processo coletivo como esse”.
É provável que, indiretamente, a convicção de Noaldo sobre a importância do planejamento tenha sido forjada pelo próprio destino. Ao ser diagnosticado, aos 14 anos, como portador da doença de Charcot-Marie-Tooth (doença genética neuromuscular que inclui perda de massa muscular, deformação de membros e perda de equilíbrio), Dantas recebeu dos médicos, no início dos anos 1970, a sugestão de estudar em outros países em busca de tratamento de ponta.
Sem muito recursos, Noaldo teve que se virar atingir a meta traçada. Após fazer um breve intercâmbio em São Francisco, na Califórnia, nos Estados Unidos, viajou mais tarde para Berlim, na Alemanha, onde chegou a trabalhar como motorista na embaixada brasileira no país até conseguir estudar para, como planejara, ingressar no curso de Engenharia Eletrônica da Universidade Técnica de Berlim. Diplomado com “Summa Cum Laude” (máxima qualificação possível em uma titulação universitária), não demorou a assumir cargos em multinacionais como a Philips, na Holanda, além de empresas em Recife e São Paulo, até decidir voltar a Maceió para morar com a família e, mais tarde, abrir sua consultoria em planejamento organizacional, societário e de sucessão familiar.
Uma prova de que, com planejamento, até mesmo o diagnóstico de uma doença limitante pode ser transformado em uma movimentada carreira de consultor, em plena atividade, aos 65 anos.
por Rodrigo Cavalcante
VEJA OUTRAS MATÉRIAS RELACIONADAS
- Evento nesta terça reúne especialistas para discutir inovação na gestão pública em Alagoas
- Qual o segredo da única grande empresa alagoana de capital público-privado que dá lucro?
- Multinacional de auditoria abre filial em Alagoas de olho no potencial das empresas locais
- Como tornar Alagoas mais competitiva? Fórum nesta 2ª debate tema com gestores locais e nacionais
-
“Vendedores precisam mudar postura com urgência”, diz consultora que fará workshop em Maceió
-
Marca alagoana já é a 4ª maior do Nordeste em ranking da Associação Brasileira de Franchising
-
Resort alagoano aparece ao lado do Copacabana Palace entre os 10 melhores hotéis de luxo do Brasil
-
Cinema alagoano: investimento de R$ 15 milhões pode criar polo audiovisual no Estado
-
Folha de S. Paulo destaca chefs e restaurantes alagoanos como nova “atração turística” do Estado
-
Maceió tem hotel avaliado em site internacional como um dos 25 melhores “em atendimento” do Brasil
-
Maceió é uma das 4 melhores cidades do mundo para comprar segundo imóvel, diz especialista
-
Maceió pode se transformar em “Natal Luz do Nordeste”, avaliam turistas
-
Conheça a empresa que comprou a Ceal em leilão realizado nesta sexta
-
Universidade particular supera Ufal pela primeira vez em avaliação do MEC; confira as “reprovadas”