Duratex abrirá mesmo uma fábrica para usar eucalipto do Estado? Veja o que diz o diretor do grupo

Publicado em 11 de Outubro de 2017

Quando a Duratex, gigante brasileira na fabricação de painéis de madeira, firmou em 2014 uma parceria com a Usina Caeté na criação de eucalipto para abastecer uma futura fábrica de MDF no Estado, ainda não sabia que o Brasil passaria por sua pior crise econômica e que Alagoas enfrentaria uma das piores secas da sua história recente.

Ainda assim, a parceria que levou o nome Caetex, ao que tudo indica, segue seu rumo normalmente.

Nesta quarta, o diretor florestal do grupo, José Ricardo Ferraz, veio a Alagoas para acompanhar a assinatura do decreto do governo do Estado que concede incentivos è empresa.        “A plantação de eucalipto está consolidada, com mais de 8 mil hectares plantados, e dentro de pouco mais de três anos, as árvores estarão maduras para uso”, disse Ferraz a AGENDA A.

Questionado sobre a data prevista para implantação de uma planta da Duratex em Alagoas, Ferraz disse que, o prazo mais provável, seria dentro de cerca de quatro anos. Ou seja: entre 2021 e 2022. “Claro que esse prazo pode variar de acordo com o cenário do mercado nos próximos anos, mas a base para viabilizar o projeto, que é exatamente a plantação de eucalipto, já está consolidada”, diz o diretor da Duratex.

Até lá, a expansão de plantação do eucalipto do Estado continua avançando. “Apesar da estiagem recente ter diminuído o ritmo de expansão do plantio, já temos cerca de 13 500 hectares de eucalipto plantados no Estado e a expectativa é chegarmos a 20 mil hectares plantados em Alagoas nos próximos três anos”, prevê Henrique Soares, analista técnico do Sebrae que destaca que, graças à parceria entre o Sebrae e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, os produtores locais têm contado com consultoria técnica para descobrir as variedades que mais se adaptam ao Estado.

“Claro que, com o desembarque de uma planta da Duratex, essa expansão deve acelerar ainda mais”, diz Soares. “Mas tenho convicção de que já podemos afirmar que o eucalipto é uma cultura consolidada em Alagoas”.



  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved